segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Anne Frank Foi Presa... Como?


No dia 4 de Agosto de 1944, o mais temido por todos os habitante do Anexo acontece - são descobertos!
Estava um dia quente quando um telefonema anonimo chega à Polícia. Após isto, o agente Julius Deetman ordena a Karl Silberbauer para ir ao sítio indicado. Quatro nazis alemães acompanham-no.

"Eu continuo a achar impossível falar sobre certas coisas. E não gosto de falar como me senti quando fomos levados do nosso esconderijo." Otto Frank

Quando todos os polícias entram no edifício vão ter imediatamente com Victor Kugler apontando-lhe uma pistola e obrigando-o a indicar-lhes o caminho para o Anexo. Quando chegam à estante, Victor abre-a e os polícias entram com as suas pistolas.
Todos os habitantes do Anexo foram apanhados completamente de surpresa.

"Era por volta das dez e meia. Eu estava lá em cima no quarto de Peter a ajudá-lo com os seus trabalhos da escola... De repente, alguém entrou a correr e subiu as escadas... depois a porta abriu-se e um homem apontou-nos a sua pistola... Em baixo a minha mulher, as crianças e os Van Pels estavam com as mãos para cima" Otto Frank

As pessoas do Anexo deviam entregar todos os seus bens. O agente da polícia pegou na pasta de Anne com todos os seus diário. Estes caiem ao chão.
Após a invasão todos os habitantes são levados para um camião, juntamente com dois dos seus ajudantes, Victor Kugler e Johannes Kleiman, que também foram presos.

"Mais tarde eu ouvi todos a descerem as escadas, muito lentamente" Miep Gies

Quando saiem do camião são levados para um interrogatório. Após este são separados: os habitantes do Anexo são levados para um campo de detenção, no coração de Amesterdão e os ajudantes são levados para uma cidade próxima - Amstelveenseweg.

Voltando ao edifício...

"Mais tarde eu e a Bep subimos as escadas para o quarto de Anne. Aí encontrámos os diários de Anne no chão. Vamos pergar neles, disse eu. Nós fizemos o melhor que podíamos para recolher tudo o que fazia parte dos Diários, mas estávamos tão assustadas! Descemos as escadas eu perguntei a Bep. E agora? Depois ela disse. Tu és a mais velha, fica tu com ele." Miep Gies




2 comentários:

  1. Gostei de saber oque aconteceu quando a policia invadio o anexo, no final do livro isso não fica muito claro, no fim anne se tornou uma grande escritora como ela queria! Graças a Deus salvaram o Diário.

    ResponderEliminar